Pine T Pro Ball Confusão sexual da Processionária do pinheiro

                                                      PINE T PRO BALL

Confusão sexual da Processionária do pinheiro (THAUMETOPOEA PITYOCAMPA)

FORTALEZAS

– Formulação microencapsulada patenteada

– Primeira fórmula formulação de FEROMONAS “NATURAIS”

– O método da luta livre até a dor para de jogar

-Libertação lenta e controlada, em contacto com o ar (4 meses)

– Pureza muito alta para uma melhor atração

– Biodegradável, resistente y fácil de armazenar

COMPOSIÇÃO

Feromona natural (acetato de (Z) – 13-hexadecen- 11-in-1-ilo).

DOSES DE USO

Árvore isolada: 10 a 25 bolas / árvore (1 bola / m de altura).

Árvores alinhadas: 10 a 15 bolas / árvore

Arbustos: 8 bolas cada 10 metros lineares.

Bosque: 8 bolas cada 10 metros lineares (400 bolas / há).

PERIODO DE APLICAÇÃO

A partir de Setembro, dependendo do clima da zona de aplicação

PROPRIEDADES E MODO DE AÇÃO

Pine T Pro Ball é um produto autorizado para o controlo biológico mediante confusão da Processionária do pinheiro (Thaumetopea pityocampa). Reduz de forma efetiva a população da praga ao interferir na função de acasalamento, já que, ao difundir a feromona específica da praga desde múltiplos pontos de emissão. Evitam-se encontros e, portanto, o acasalamento; esta solução de controlo biotecnológico interrompe o ciclo biológico do inseto na fase da reprodução e, em consequência, provoca a redução da sua população nos pinheiros e pinhais. O produto pode ser aplicado em todas as espécies coníferas afetadas por a processionária, é dizer pinheiros e cedros.

RECOMENDAÇÕES DE USO E DOSES

Os difusores Pine T Pro Ball devem ser aplicados no tronco, as ramas e as folhas da copa da àrvores, sendo possível a mais de 6 m de altura ( em àrvores mais pequenas, devem introduzir-se no carregador do tirador da pistola paintball e logo disparar pressionando o gatilho. Apôs o impacto contra a àrvore, os difusores explodem e o agente ativo que contem impregna-se na copa da árvore e se difundirá lentamente durante um período de 3 a 4 meses.

Recomenda-se aplicar sobre a frente das árvores orientadas ao meio dia, já que são as preferidas para a postura das borboletas devido à sua exposição favorável ao sol. É importante tratar as beiras das parcelas as árvores mais altas. As bolas podem ser lançadas sobre os pinheiros ou outros suportes elevados presentes nas proximidades.

Pine T Pro Ball Difunde-se de maneira efetiva durante todo o período de voo das borboletas, pelo que uma só aplicação por ano será suficiente. O êxito do tratamento está condicionado pela realização da aplicação no momento adequado. É imprescindível ser realizado antes da aparecerem os adultos(desde princípios de Junho até meados de julho, dependendo da região), y de acordo as capturas da monitorização pertinente e do conselho técnico regional ou dos boletins de aviso (quando estejam disponíveis).

Aplicação do

Pine T Pro Ball

Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro

Presença lagartas Presença das borboletas

O número de difusores a utilizar, assim como a sua distribuição, dependerá da área a tratar, a densidade dos pinheiros e o seu nível de infestação ou pressão da praga. A pressão da praga é considerada baixa ou moderada quando se contem até 10 bolsões/árvore.

– Tratamento de uma árvore isolada

– Entre 10 e 30 bolas. Disparar uma bola por cada metro quadrado de altura da árvore

– Se o nível de infestação por alto, duplicar a quantidade de bolas até 30 por árvore

. Tratamento de um alinhamento

– De 10 a 15 bolas por cada árvore, dependendo do seu tamanho e do nível de infestação.

– Deixar em média a 10 metros entre tratamentos.

– Tratamento de massas de 5 a 15 árvores

– De 5 a 7 bolas por árvore dependendo do seu tamanho e nível de infestação.

– As bolas disparam-se de cada 5 – 10 metros

– Tratamento de zonas florestais a partir de 0,5 Hec.

– Doses máximas autorizadas: 400 difusores por hectare

-Tratar os bordes sul, Este e oeste das áreas infestadas, penetrando até 30 m no interior.

Por exemplo; se o borde Este não está infetado, dirigir o tratamento até os bordes Sul e Oeste. Os claros na metade da parcela podem ser reforçados com os disparos não realizados na zona Este.

Número difusores PINE T PRO BALL a aplicar segundo a superfície a tratar e grau de infestação

Área da parcela (Há) 0,5 1 2 4 10 25 50 100 200 400

Número bolas/Há (alta pressão) 400 289 219 163 107 70 50 36 26 20

Nº.bolas/Ha (pressão baixa/mod.) 366 181 137 102 67 44 31 23 16 10

Distribuição dos difusores e armadilhas de monitorização na parcela

– Zona de aplicação de bolas

– Zona não tratada (por exemplo, massa florestal anexa/próxima – – Armadilhas de monitorização em zonas com confusão sexual – – Armadilhas de monitorização em zonas sem confusão sexual

ACOMPANHAMENTO E CONTROLO DE EFICÁCIA

É muito importante conhecer o nível de infestação da parcela mediante acompanhamentos semanais, apôs a aplicação. O acompanhamento deve realizar-se utilizando armadilhas de feromonas; recomenda-se usar de 2 a 4 armadilhas (testemunhos) fora da área com Pine T Pro Ball. Também se recomenda estabelecer de 2 a 4 armadilhas na área de baixo tratamento de confusão sexual para verificar a eficácia do método.

Uma grande quantidade de capturas é um indicador de uma alta pressão da praga. Neste caso, um tratamento complementar com produtos biológicos ou fortificantes preventivos, pode ser útil para reduzir a população a níveis compatíveis com a confusão sexual. E importante ter em conta que a solução da confusão sexual Pine T Pro Ball reduz gradualmente a infestação da processionária dos pinheiros nos lugares tratados. Portanto, é possível continuar observando uma certa população desta praga durante os primeiros anos de tratamento.

FORMA DE APRESENTAÇÃO

Pine T Pro Ball Apresenta-se em formato inovador, pratico e fácil de usar, adequado para todo tipo de situações y localizações. Consiste nuns difusores em forma de bolas esféricas de um polímero biodegradável patenteado. Ao ser biodegradável não requer a recuperação no final do tratamento ou temporada.

Cada cápsula difusora (bola) contém 0,1 g e uma suspensão concentrada de uma feromona específica para a Processionária do Pinheiro. As cápsulas veem empaquetadas em sacos de que contem 500 ou 1000 unidades.

PRECAUÇÕES DE UTILIZAÇÃO

Não perfurar os difusores. A Pistola (SHOTWASP) deve estar sistematicamente com o seguro posto em segurança (quando não esteja em uso) e o cano sempre virado para o sol, antes e depois da aplicação.

O aplicador deve estar equipado com luvas certificadas para proteção química de acordo com as normas de segurança EN 374-3, óculos, máscara e viseira de proteção ocular segundo as normas CE, E roupa protetora total ou parcial, impermeável com mangas largas de tipo 4 stander CE.

É obrigatório sinalizar as áreas tratadas antes e depois da aplicação. Durante a aplicação: deve-se marcar um perímetro de segurança a volta de 10 m para evitar qualquer presença de público alheio aos trabalhos. A velocidade e projeção das bolas deve ser regulada ao mínimo.

O Lançamento deve ser efetuado entre 5 e 1º m do objetivo e fazer-se dentro da parcela e dirigida para o interior, fora da trajetória das vias de transito, vivendas, animais ou pessoas. Quando haja mais de um aplicador, o avanço deve ser realizado em simultâneo na mesma direção(em paralelo), nunca de frente um para o outro.

Recomenda-se não aplicar os difusores Pine T Pro Ball Se se preveem chuvas intensas dentro das 24 horas anteriores ou seguintes ao tratamento. Se se produz uma precipitação destas características após o tratamento, este deveria repetir-se. Não duvide em consultar e assessorar-se junto do seu técnico para garantir a correta aplicação dos difusores.

A entrada a área tratada com Pine PT Pro Ball será possível depois dr um mínimo de 6 horas apôs o tratamento.

Pine T Pro Ball é uma marca registada de M2i. Para consultar usos autorizados, doses, condições e restrições, consulte a etiqueta e a ficha de dados de segurança (FDS), ou com o seu distribuidor.

Deixar Comentário!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicações relacionadas